20130919

Série RCC III: Comunidade Católica Shalom

O que é a Comunidade Shalom?

A Comunidade Shalom é uma comunidade católica, fundada no Brasil, por Moysés Louro de Azevedo Filho, no ano de 1982, seguindo a roupagem de Renovação Carismática Católica. Ela já possui uma grande extensão territorial em outros países como Argélia, Canadá, Chile, França, Guiana Francesa, Hungria, Inglaterra, Israel, Itália, Madagascar, Peru, Portugual , Tunísia e Uruguai e em exponencial crescimento. É sediada e fundada em Fortaleza, na capital do Ceará e hoje contém uma larga quantidade de religiosos, promovendo a evangelização e trazendo sua palavra através das mídias, sejam elas televisivas, radiodifusoras ou cibernéticas. A Comunidade agrega grande respeito por ser a primeira comunidade reconhecida pelo Vaticano.

O Momento do Reconhecimento Pontífício da Comunidade?

O Reconhecimento ocorreu no ano de 2007, um ano antes da Canção Nova, sendo que tal deleite se sucedeu no dia 22 de fevereiro deste ano. É bem verdade que as dioceses vão sendo gradativamente aprovadas e se elevam a aprovação suprema deste nível. É bem verdade que, recebeu a benção do Cardeal Aloísio Lorscheider em suas incursões para evangelizar o povo. É memorável, de acordo com alguns presentes, a sua presença na inauguração do primeiro centro católico. Uma das co-fundadoras da Comunidade Shalom, Maria Emmir Nogueira frisa que este enlace espiritual efetivo torna a comunidade uma parte da igreja católica, dando vida a sua extensão e seus objetivos.

Ponderações Sobre a Aprovação:

Graças a Comunidade Shalom, a igreja católica apostólica romana abraça uma causa nobre de compreender a necessidade de abrir suas mãos e seus contatos pelos movimentos joviais e carismáticos. Diferente da Canção Nova, há um maior comedimento sobre inovação dos posicionamentos litúrgicos e sobre a forma de lidar com a oração, há um maior apego as origens. E este marco de abertura de contato entre as comunidades brasileiras, percebe-se que o Brasil fica mais exposto aos olhares atentos do Vaticano, pois o pioneirismo desta empreitada espiritual desta comunidade, deu suporte e coragem a outras comunidades a fazerem o mesmo, ainda que todos sabidos de que para obter tais aprovações, foi necessária uma série de providências e examinações para alcançar tal excelso patamar. O carismatismo nacional vê sua vitória viva entre as duas comunidades, que exaltam o mesmo amor, que é a fé cristã sendo elevada a dimensões até então nunca antes vistas.


Sua expansão vertiginosa e o respeito adquirido entre os religiosos de outras religiões cristãs demonstra que o trabalho sendo feito pelos respectivos fundadores, nos leva a crer que tal decisão da Santa Sé foi acertada em cheio, pois, são as duas comunidades que mais tem dado nova vida ao catolicismo, ainda que ambas tenham suas diferenças características. E a renovação carismática católica ganharia uma empatia natural graças ao objetivo de agregar a fé aos irmãos.

Leon Bravo
Compartilhar:

2 comentários:

  1. ''A RCC é uma benção na Igreja Católica ,eu gosto e recomendo ,todos nós deveriamos participar de uma reunião ao menos um vez por mes ,para nos fortalecer espiritualmente !

    ResponderExcluir
  2. ''A RCC é uma benção na Igreja Católica ,eu gosto e recomendo ,todos nós deveriamos participar de uma reunião ao menos um vez por mes ,para nos fortalecer espiritualmente !

    ResponderExcluir