20131001

Congresso de Jovens Shalom - Fortaleza CE

Olá, caros leitores! Me chamo Rodrigo César e sou membro do grupo Ammi, da comunidade católica Shalom, na missão de Natal/RN. E sou acadêmico de Direito na UERN. Esse novo espaço no site católics nerds servirá para vocês entrarem mais na realidade do Shalom, tanto nossa espiritualidade como os eventos e fatos que acontecem lá.


Bem, para estrear nossa coluna vamos falar um pouco do Congresso de Jovens Shalom (CJS), que ocorreu de 20 a 22 de setembro em Fortaleza/CE e reuniu jovens de todo o Brasil e alguns peregrinos vindos de outros países. O tema do congresso foi o mesmo da JMJ Rio 2013 “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações!"  (cf. Mt 28,19) e foi um reencontro da Jornada para os jovens da comunidade.

A missa de abertura ocorreu dia 20, sexta, no Shalom da Paz, a casa mãe da comunidade. Vários jovens, missionários e membros da comunidade se uniam em louvor para interceder pelo Congresso e pedir a bênção de Deus sobre a missão de cada um: evangelizar com ousadia, com os dons do Espírito Santo!

Ao longo do congresso tivemos pregações com Moysés Azevedo e Emmir Nogueira. As partes que me tocaram mais foi quando Emmir nos questionou sobre a qualidade da nossa evangelização, esta não está funcionando corretamente porque deixamos de usar os dons do Espírito Santo, como palavra de sabedoria e até mesmo profecia. O homem pós-moderno anseia ter uma experiência de Deus e isso passa pela nossa abertura de coração às moções do Espírito Santo.

Moysés pregava baseando-se nas palavras do Papa Francisco acerca das mazelas do mundo de hoje. Dentre elas se encontram o comodismo, o fascínio pelo provisório, a corrupção do coração, o mundanismo e o pelagianismo. E os antídotos para esses males são: o amor, o abandono, a confiança incondicional na misericórdia de Deus, adesão à verdade e à beleza da Cruz e a busca pela primazia da graça de Deus, respectivamente.
“Quando estás de joelho diante de mim, tu és tu mesmo, aquele a quem eu criei para ser. Mas quando estás de pé emerge um homem que Eu não conheço, desfigurado pelo pecado!”
“Quem quer viver sua vida com pequenos amores perderá o grande Amor de sua vida!”


Em Jesus e Maria, Shalom!!!

Por: Rodrigo César Neves
          Espaço Shalom - Catolics Nerds
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário