20140122

São José, exemplo de homem!

Hoje vamos falar um pouco sobre um grande homem chamado São José, que é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores” ou “Padroeiro das Famílias".
Deus nos revela que a origem do homem e da família é Ele mesmo. Só na criação do homem Deus diz estar criando algo à sua imagem e semelhança e que esta imagem e semelhança não seria uma boa imagem se o homem estivesse só em vez de formar uma comunidade de amor. O modelo perfeito de homem revela-se em Deus Filho Encarnado, Jesus de Nazaré, o Cristo; e os mais perfeitos exemplos de imitação de Cristo são, entre os homens, São José, o Justo, e, entre as mulheres, Santa Maria, a Virgem Mãe de Deus. Assim também o modelo perfeito de família, comunidade de amor, é a Santíssima Trindade; e o exemplo que mais perfeitamente realizou esta comunidade de amor entre os homens é a Sagrada Família de Nazaré.
O  homens podem tomar como exemplo o chefe da Sagrada Família, o glorioso São José, que na ladainha composta em sua homenagem é saudado como casto guarda da Virgem, sustentador do Filho de Deus, zeloso defensor de Jesus Cristo, fortíssimo, modelo dos operários, sustentáculo das famílias e protetor da Santa Igreja..
Todos os homens,  podem progredir muitíssimo em sua imitação de Cristo contemplando a vida de São José. E como é fácil e agradável contemplá-lo. Ele, mais do que o próprio São João Batista, viveu de acordo com aquelas palavras “importa que Ele – Cristo – cresça e eu diminua”. Sob a sua guarda e providência, cresceu Cristo, Deus Conosco. Sabendo-se ser, naquele lar, o menor dos três, alegra-se por ter sido merecedor da confiança de Deus e vive para cumprir até o fim o seu papel. A vida de São José foi isso: cuidar de Jesus e de Maria Santíssima, servir a Cristo e à Igreja. Exemplo perfeito de homem ativo cuja atividade estava inteiramente alicerçada na contemplação. Toda a sua vida está fundamentada na fé. Na fé, José ora a Deus, escuta Sua palavra e age com decisão, sem perdas de tempo: acolhe a Virgem Santíssima, vai a Belém, muda-se para o Egito, volta à Palestina. Forte na fé, José ora, trabalha, celebra. Ama.

Que pela intercessão da Sagrada Família, aprendamos com o exemplo de São José a imitar Nosso Senhor Jesus Cristo, servindo a Deus a à Igreja com a alegria e a prontidão do amor.
São José, pai adotivo de Jesus, esposo virginal de Maria e modelo de homem Cristão Rogai por nós!

Por: Maria de Fatima
Correspondente Catolics Nerds Diocese de Palmeira dos índios AL.

Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário