20140214

Sacramento: Tesouros da Igreja

 A sociedade de hoje perdeu o sentido do Sagrado, consequentemente, poucos sabem o sentido dos Sacramentos. Filhos de pais católicos que se batizam com idade avançada ou nunca; pessoas que nunca se confessaram; casais que se casam na Igreja apenas por tradição... Enfim, não nos faltam exemplos de como os sacramentos estão sendo banalizados! Em grande parte, por ignorância do quão importante são esses Tesouros da Igreja para a vida cristã. Então o que são sacramentos?
O Catecismo da Igreja Católica nos responde: "Os sacramentos são sinais sensíveis (palavras e ações) acessíveis à nossa humanidade atual." §1084 "os sacramentos são 'forças que saem' do Corpo de Cristo, sempre vivo e vivificante(...)são 'obras- primas de Deus' na Nova e eterna Aliança." §1116 E por que tão importante para os cristãos? Ainda ensina o CIC: "A Igreja afirma que, para os crentes, os sacramentos da Nova Aliança são necessários à salvação(...)o fruto da vida sacramental é que o Espírito de adoção defica os fiéis, os unindo vitalmente ao Filho único, o Salvador." §1129 São sete os sacramentos da Igreja Católica Apostólica Romana. Estes:

Batismo: no batismo deixamos de ser "filhos do mundo" e viramos filhos amados do Pai. Ele nos dar acesso aos demais sacramentos. Nele somos libertados do pecado e incorporados ao Corpo de Cristo, a Igreja. (CIC §1213) Confirmação(Crisma): é a consumação da graça batismal. Por ela, os fiéis são enraizados mais perfeitamente a Igreja e mais estritamente obrigados a defender e difundir a fé, como testemunhas de Cristo.(CIC §1285) Eucaristia: na Eucaristia, "Cristo é recebido como alimento, o espírito é cumulado de graça e nos é dado o penhor da glória futura." (CIC §1323) Penitência(Confissão): o pecado rompe a comunhão com Deus e a Igreja, a confissão reconcilia-nos. (CIC §1469).A confissão antecipa, de certa maneira, o julgamento particular. (CIC §1470). Unção dos Enfermos: completa as santas unções que marcam nossa vida: a do Batismo e da Confirmação. (CIC §1523). O tempo oportuno para receber esse sacramento é quando o fiel corre perigo de morte. Onde o fiel pode recebê-lo quantas vezes isso ocorrer. (CIC §1514/1515) Ordem: é o sacramento do ministério apostólico. Comporta três graus: Episcopado, Presbiterado e Diaconato. (CIC §1536) Matrimônio: consiste na vontade dos esposos de se doarem mútua e definitivamente para viver uma aliança de amor fiel e fecundo. (CIC §1662) São estes Tesouros que nos tornam filhos de Deus, nos alimenta de Cristo, nos reconcilia com Seu amor, estão conosco até o fim e nos orienta o caminho, que nos fazem seguir em frente. Sempre crendo na Misericórdia Divina que é derramado abundantemente sobre cada um deles.
Nos próximos artigos, aprofundarei individualmente os sacramentos. Não deixe de nos acompanhar!

Por: Mara Camara
       Catolics Nerds - RN

Fontes: Catecismo da Igreja Catolica
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário