20140514

Iniciação Cristã, o Batismo

bebesendobatizadoO Batismo é a "porta" para a vida na Igreja, dando acesso aos demais sacramentos. Ele liberta do Pecado Original que corrompeu a humanidade pelos nossos Primeiros Pais e torna o batizado filho de Deus. Seu nome vem de origem grega, "baptizem", que significa "mergulhar".


Esse é o rito central do sacramento. O "mergulho" na água simboliza o sepultamento do "velho homem" na morte de Cristo e sua ressurreição com Ele como "nova criatura" (Gl 6,15). Já no Antigo Testamento aparecem prefigurações do Batismo: a arca de Noé, onde foram afogados os vícios e pecados dos homens e a travessia pelo Mar Vermelho, onde o povo foi liberto da escravidão egípcia, prefiguração da escravidão do pecado.


As crianças são batizadas pouco após o nascimento porque a humanidade está maculada pelo Pecado Original, precisando renascer para a graça de filha de Deus. Os adultos ou crianças que chegaram a idade da razão sem estarem batizadas precisam passar pelo catecumenato, onde serão formadas na fé da Igreja para receber tal sacramento. Estes já estão unidos à Igreja, contados entre seus filhos. Ele nos marca com um sinal indeletável, pelo qual o Espírito Santo guarda-nos para "o dia da redenção".


Este selo nos explica porque não se pode receber o Batismo mais de uma vez. Os ministros ordinários do Batismo são os bispos, os prebíteros e, na Igreja latina, os diáconos. Mas em caso de necessidade, qualquer pessoa, mesmo não batizada, que realmente tenha a intenção de fazer o que a Igreja faz pode batizar usando a forma batismal trinitária: "eu te batizo em Nome do Pai e do Filho e Do Espírito Santo".


Caso alguém não saiba se foi ou não batizado quando criança, pode-se pedir um "batismo por condição", onde o sacerdote, antes da oração batismal, dirá: "se não és batizado...". Esse é o primeiro tesouro que se recebe de Cristo. Onde sem ele, não alcançamos a graça do perdão da mancha original, a santidade de filho de Deus e os demais sacramentos que nos uni cada vez mais ao Criador e Pai. Eis a importância do Batismo na vida cristã.


Por: Mara Câmara


Fonte: Catecismo da Igreja Católica $1213; $1214; $1219 $1221; $1250; $1248; $1255

Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário