20140525

Minha experiência com a Palavra de Deus

Ultimamente, tenho vivido grandes experiências com a Palavra de Deus. Acho que pelo menos em algum momento de nossa vida, principalmente quando não estamos nos sentindo muito bem, ou quando precisamos de uma resposta, rezamos a Deus para que Ele ilumine as nossas “ideias”. Deus pode nos mostrar por meio da Bíblia o caminho a ser seguido, e nos presenteia inclusive com palavras de perseverança e ânimo. Alguns podem até pensar que é pura coincidência a Palavra vir de encontro com a situação vivida, mas uma amiga uma vez me disse que são as “coincidências de Deus.”

Se você ainda não passou por isso, aí vai uma dica: deixe seu medo de lado e “mergulhe de cabeça” na Palavra, e irá se surpreender em como Deus se comunica com você, além de passar a ter uma intimidade profunda com o Pai. Mas tenha cuidado; às vezes queremos ser “deus” de nós mesmos, e ao procurar uma resposta na Bíblia ficamos “abrindo e fechando” a Palavra até nos depararmos com uma passagem que nos agrade. Não é bem assim. Muitas vezes eu já me peguei fazendo isso, procurava palavras que me agradassem, mas não chegava a nenhum caminho, e acabava decepcionada, achando que Deus não queria criar qualquer diálogo comigo.

Me decidi então por começar do início. Sem querer encontrar o que me agradava mais, e sim me aprofundar verdadeiramente na Palavra e ver o quanto Deus nos ama e gosta de conversar conosco. Para isso, iniciei um diário espiritual. Convido você novamente a viver a experiência da Palavra em sua vida. Mas como funciona esse diário? Vamos lá.

Primeiramente, providencie um caderno. Nele você escreverá todos os dias (afinal, é um diário) a sua reflexão da Palavra. Colocará no cabeçalho o dia da semana, a data e a passagem a ser lida. Não se esqueça de fazer uma oração antes de iniciar.

Então dividiremos nossa reflexão em cinco etapas: promessas, ordens, princípio eterno, mensagem, como aplicar. Tenha em mãos uma caneta, lápis, grifa-texto, qualquer coisa que sirva para sublinhar as partes.

*Promessas de Deus

            Na bíblia, encontramos várias promessas de Deus para nós. Ele é fiel, então confiemos em suas palavras. Não se preocupe se não achar alguma promessa, pois nem sempre a encontramos em alguns trechos.

Exemplo :“Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês.” Jo 15,7

“Jesus lhe respondeu: Estás crendo porque falei que te vi debaixo da Figueira? Verás coisas maiores que estas. E disse ainda: Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” Jo1, 50-51

"Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles".Mt 18,20

*Ordens a obedecer

            São os caminhos que Deus nos mostra para vivermos bem o evangelho. Assim como as promessas, nem sempre encontramos ordens em determinados trechos.

Exemplo: “O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros.” Jo 15, 17

"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura". Mc 16,15

* Princípios eternos

            Vejo os princípios eternos como “verdades”, certezas de Deus. Podemos até mesmo compará-los com ordens em alguns trechos. Você encontrará muitos princípios eternos na bíblia.

Exemplo: “Deus é amor”.  1Jo 4, 16(é uma verdade!!)

"Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados, perdoai e sereis perdoados".Lc 6,36 (é assim que acontece)

“Jesus respondeu: ‘Eu garanto a vocês: quem comete o pecado, é escravo do pecado.’” Jo 8,34(é uma verdade, o pecador se torna escravo do pecado)

“Em verdade, em verdade, vos digo: o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o filho o faz igualmente.”Jo 5,19

*Mensagem de Deus para mim, hoje

Após a reflexão da Palavra, com certeza você terá um ensinamento. Deus lhe mostrou algo, e às vezes você entenderá aquela passagem que você não conseguia compreender. Pois bem, anote-a, não precisa ser algo extraordinário, apenas seja simples.

*Como aplicar isso em minha vida

            Como já dizia na carta de São Tiago: “Assim também é a fé: sem obras, ela está completamente morta.” Tiago 2,17

Pois bem, nada adianta nos aprofundarmos na palavra de Deus se não a colocamos em prática. Aqui você poderá refletir em como agir melhor, seja orando mais, talvez perdoando mais, e acima de tudo, amando mais.

Exemplo: “Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia.” – Papa Francisco

 

Essa é a estrutura de seu diário espiritual. E agora você pode estar se perguntando: “Ah, bacana, mas por onde eu começo?” Bem, o plano de leitura é este:

Plano de leituranovo testamento























































1 - 1ª carta de São João14 – Atos dos Apóstolos
2 - 1ª carta de São João (2ª vez)15 – Romanos
3 - Evangelho de São João16 – Evangelho de São Mateus
4 - Evangelho de São Marcos17 – 1ª e 2ª Coríntios
5 – Gálatas18 – Hebreus
6 – Efésios19 – Tiago
7 – Filipenses20 – 1ª e 2ª cartas de São Pedro
8 – Colossenses21 – 2ª e 3ª cartas de São João
9 - 1ª e 2ª Tessalonicenses22 – Carta de São Judas
10 - 1ª e 2ª Timóteo23 – Apocalipse
11 – Tito24 – 1ª carta de São João (3ª vez)
12 –Filemon25 – Evangelho de São João (2ª vez)
13 - Evangelho de São Lucas

Plano de leitura Antigo testamento































































































1 – Gênesis24 – Esdras
2 – Êxodo25 – Neemias
3 – Números26 – Ageu
4 – Josué27 – Zacarias
5 – Juizes28 – Isaías (56-66)
6 – 1ª Samuel29 – Malaquias
7 – 2ª Samuel30 – Joel
8 – 1ª Reis31 – Jonas
9 – 2ª Reis32 – Rute
10 – Amós33 – Tobias
11 – Oséias34 – Judite
12 – Isaías (1-39)35 – Ester
13 – Miqueias36 – Eclesiástico
14 – Naum37 –Cântico dos cânticos
15 – Sofonias38 –Jó
16 – Hababuc39 –Eclesiastes
17 – Jeremias40 –1ª Macabeus
18 – Lamentações41 –2ª Macabeus
19 – Ezequiel42 –Baruc
20 – Abdias43 –Daniel
21 – Isaías (40–55)44 –Sabedoria
22 – 1ª Crônicas45 –Levítico
23 – 2ª Crônicas46 –Deuteronômio

Desejo então que Deus o abençoe nessa incrível caminhada. Garanto a você que será uma experiência marcante. Deus só está esperando por você.

Salve Maria.

Por Rafaela Costa

estudo_biblico_biblia

 

 

Fonte: http://blog.cancaonova.com/diarioespiritual
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário