20150222

O amor tudo vence

domjose,domantonio,domfernando Onde esta o Bispo, ai esta a comunidade, assim como onde esta Cristo Jesus ai esta a Igreja Católica. (Santo Inácio de Antioquia)


 Uma das frases que venho repetindo muito ultimamente é: Só posso agradecer a Deus por estar sendo testemunha de tudo isto. Hoje a Igreja de Olinda e Recife acolhe sua excelência reverendíssima Dom Antônio Tourinho Neto (O amor tudo vence ) como Bispo Auxiliar, ao  refletir sobre a emoção que toma conta de mim por conta desse  dia parei para pensar um pouco sobre como se sentiam os primeiros cristãos quando aguardavam para encontrar-se com os apóstolos e seus sucessores? Quanto amor estava nas palavras e na presença desses que enviados por Cristo se tornaram os primeiros traços do rosto humano da Igreja? Uma das respostas veio justamente no lema Episcopal de Dom José Ruy (Bispo de Jequié-BA): Ex totos Corde (de todo coração), assim viveram os primeiros cristãos dedicando-se de todo o coração a missão de anunciar o evangelho fazendo abundar a graça do amor de Cristo a todos aqueles que os ouviam e seguiam seus ensinamentos, ensinamentos esses recebidos de Cristo com o qual eles caminharam e que foram passados ao longo da historia ate nós, e por saber que mais tarde me encontrarei com sucessores daqueles primeiros cristãos meu coração se enche de felicidade.


O AMOR TUDO VENCE! Esse é o lema Episcopal escolhido por Dom Antônio Tourinho Neto, o amor é a essência de Deus, é na pratica do amor que podemos enxergar em nosso semelhante o rosto humano de Deus (O mandamento do amor não é para covardes, mas sua suavidade vive da temeridade dos mártires. Santo Ambrósio, De Virg), quando ainda coordenador de pastoral na minha cidade natal entendi que a maior declaração de amor do mundo estava justamente retratada na imagem de Cristo Crucificado no Altar (Nós anunciamos Cristo Crucificado, que para os judeus é escândalo, para os gentios é loucura, mas para nós, que somos chamados, é Cristo, poder de Deus, sabedoria de Deus. I Corintios 1, 23-24), nenhuma outra imagem no mundo pode retratar o amor como a de Cristo (A este Jesus, Deus o Ressuscitou e todos nós somos testemunhas disto. AT 2, 27-32) de braços abertos  derramando o Sangue da Nova e Eterna Aliança para a remissão dos pecados. E para mim é esse amor puro, verdadeiro e fonte de salvação que trouxe Dom Antônio da amada Diocese de Jequié (KM Cem) para ser Bispo em Olinda e Recife, e é com esse mesmo amor que o aguardamos ansiosos de todo o coração.


Mauricio Gil Cavalcanti


Fundador e redator do Catholic Nerds.



Foto: Gentilmente presenteada a mim por Dom Jose Ruy e que retrata momentos do dia da Sagração Episcopal de Dom Antônio Tourinho Neto em Jequié BA. Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário