20150814

Quaresma de São Miguel Arcanjo

MIGUELCristo é o centro do mundo dos anjos (angélico). Estes pertencem-Lhe: «Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os [seus] anjos...» (Mt. 25, 31). Pertencem-Lhe, porque criados por e para Ele: «em vista d'Ele é que foram criados todos os seres, que há nos céus e na terra, os seres visíveis e os invisíveis, os anjos que são os tronos, senhorias, principados e dominações. Tudo foi criado por seu intermédio e para Ele» (Cl 1, 16), E são d'Ele mais ainda porque Ele os fez mensageiros do seu plano salvador: «Não são eles todos espíritos ao serviço de Deus, enviados a fim de exercerem um ministério a favor daqueles que hão de herdar a salvação? » (Heb 1, 14)” (CIC 331)


Os anjos são seres espirituais, incorpóreos a serviço de Deus. Eles estão sempre de prontidão para a uma ordem da Majestade Divina, executarem suas ordens em favor dos que devem herdar a Salvação. Dentre estes Anjos, temos três que são os especiais (por assim dizer), os Arcanjos, que na Tradição da Igreja têm os seguintes nomes: Rafael (na Bíblia, podemos ver a sua atuação no livro de Tobias, ajudando o jovem em sua missão), Gabriel (o Arcanjo que anuncia a Encarnação em Lc. 1,26-38), e Miguel (Temos sua atuação mencionada em Dn 10,9-14 e Apc 12,7-10).


É costume nestes dias (mais precisamente a partir do dia 15 de Agosto, dia litúrgico da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora), muitos Católicos praticarem uma devoção que se tornou popular com S. Francisco de Assis. Não sabemos exatamente se foi criada por ele, mas a praticava todos os anos.  A prática vai até o dia da Festa dos Santos Arcanjos dia 29 de Setembro.


A prática consiste em preparar um Altar tendo uma vela (de preferência benta), tendo uma imagem de S. Miguel, e oferecer orações, penitências, além de, dentro da possibilidade, participar da Missa diariamente.  Recomenda-se também, enfeitar o altar com flores.  As Orações mais recomendadas são o Pequeno Exorcismo do Papa Leão XIII(pode ser encontrada neste site http://www.filhosdemaria.org/index.php/consagracao/milicia-de-sao-miguel/78-oracao-de-sao-miguel-arcanjo-pelo-papa-leao-xiii Cabe aqui advertir que a Santa Igreja veta o uso dessa oração sobre os possessos no pronunciamento da Congregação para Doutrina da Fé em 29/09/85. Este uso deve ser apenas privado), a Ladainha de S. Miguel, a Consagração a S. Miguel, alguns utilizam o Rosário de S. Miguel Arcanjo também (podemos encontrar estas orações neste site http://www.arcanjomiguel.net/rezar-quaresma.html). Durante estes dias, faremos diversas penitências, que podem ser escolhidas conforme a necessidade de maior mortificação. Recomenda-se o jejum, a abstinência que pode englobar diversas formas, seja privação de carne, de internet, assistir TV, ou qualquer outro divertimento que nos seja muito caro.  No final destes dias, deverá se fazer também uma análise de sua vida, através de um bom exame de consciência e se confessar, e participar da Missa no dia 29, para poder comungar em estado de graça.


S. Miguel está associado na Tradição da Igreja, a luta contra o demônio e todas as suas más obras. É ele quem comanda os exércitos celestes e vence o demônio derrotando-o juntamente com os exércitos malignos (Apc 12,7-10).  Na Missa do Rito de S. Pio V, é previsto uma oração a este Arcanjo.  Podemos invocar sua proteção na luta diária contra as tentações malignas e para nos fortalecer na nossa luta para sermos santos, que é o nosso chamado principal (Lev. 11,44).


Links consultados e recomendações:


http://apologeticadafecatolica.blogspot.com.br/2013/08/a-quaresma-de-sao-miguel-historia-e-o.html


www.arcanjomiguel.net


Catecismo da Igreja Católica (http://www.vatican.va/archive/ccc/index_po.htm)


Bíblia de Jerusalém (http://www.bibliacatolica.com.br/la-biblia-de-jerusalen/genesis/1/)


 Por: Cesar Augusto

Catholic Nerds Recife- PE
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário